Charles Elachi: “Podemos ter encontrado moléculas orgânicas em Marte”

Água em estado líquido em Marte em 2006.

De acordo com o site espanhol www.abc.es , diretor do Jet Propulsion Laboratory da NASA, de onde controlam os movimentos do jipe-sonda Curiosity, assegura que o carbono encontrado em Marte é fundamental para a existência da vida.

“Talvez tenhamos encontrado moléculas orgânicas em Marte, afirmou Elachi durante uma conferência na Universidad La Sapienza de Roma, na Itália, sobre os últimos descobrimentos do Curiosity.

Mas Elachi explicou: “Tratam-se de moléculas orgânicas, não biológicas, já que o Curiosity não seria capaz de encontrar rastros destas últimas“.  Estes tipos de moléculas contem carbono – elemento que está presento no açúcar e em corpos celestes como os cometas ou nas nuvens cósmicas – um elemento base para que haja a vida.

É por isso que o resultado das primeiras investigações sobre a vida em Marte revolucionou o mundo da ciência, já que se pensa que possa haver vida – pelo menos unicelular – na superfície durante os primeiros períodos de formação do planeta.

Na verdade, estas moléculas poderiam se situar nas profundezas do planeta, aonde também haveria água “escondida, uma vez que não pode haver fluído na superfície“, tal como assegura Charles Elachi.

A NASA irá confirmar tal descobrimento de vida em Marte no próximo dia 3 de dezembro, em uma esperadíssima liberação para a imprensa na cidade de São Francisco.

Fonte: www.abc.es

Postar um comentário

0 Comentários